Já é notável que comprar produtos pela internet se tornou algo comum, tão comum que durante a pandemia de COVID-19 toda a população brasileira teve que adaptar a maneira de realizar suas compras, e assim permanecer em suas casas e continuar consumindo produtos de seu interesse.

Muitas empresas temendo não sobreviver apenas do físico ingressaram rapidamente no digital sem entender o que é extremamente necessário para realizar vendas na internet.

Neste artigo vamos abordar cinco principais itens que todo empresário que possui interesse de vender em sua loja online deve se preocupar antes mesmo de começar a vender de forma online.

ERP: O que é? Para que serve?

O ERP é o sistema de gestão da empresa. Ele é o responsável por emitir notas fiscais, gerenciar estoque e financeiro da empresa. Antes de iniciar suas vendas em sua loja online é importante você possuir um sistema ERP em sua loja física.

É no sistema de gestão da empresa que será feita a gerencia de estoque e preço de produtos, além de centralizar toda a informação de descrições de produtos, fotos e dimensões que serão necessárias para o cálculo de frete e possivelmente vendas em marketplaces.

Centralizar as informações no ERP vai diminuir o tempo gasto com a gestão da loja virtual e dos marketplaces e facilitar a emissão de notas fiscais quando uma venda for realizada. É de extrema importância que seu sistema ERP conecte com a Rocky E-commerce, com isso você não irá se preocupar ao realizar alterações no seu sistema de gestão.

Veja todos os sistemas ERP’s que possuem integração com a Rocky.

Arrumando o físico antes de vender no digital

Antes de vender em sua loja virtual ou marketplaces você precisa estar preparado para gerenciar seu estoque da forma correta. Como comentado no item anterior o ERP é de extrema importância para as empresas que possuem interesse em vender pela internet.

Busque entender se seu sistema ERP possui ferramentas que irão facilitar a gestão de estoque e preços. Muitos deles possuem integração com importações de notas emitidas para o seu CNPJ, ou seja, quando uma fiscal for emitida para você é possível importá-la e assim cadastrar o produto diretamente em seu ERP.

Uma funcionalidade de importação de notas fiscais facilita a gestão de estoque, pois a nota de compra é convertida para produtos que podem ser vendidos e assim otimizar sua gestão de estoque.

Importância das informações dos produtos

Já parou para pensar quanto tempo você ou seus vendedores perdem descrevendo o mesmo produto para diferentes clientes? Se você pretende focar em escalabilidade e crescimento as informações e descrições dos produtos devem ser as mais claras possíveis.

Você precisa ter no mínimo 5 fotos de produtos em diferentes ângulos, mostrando aquilo que mais é útil para seu cliente, ou seja, se você vende um tênis o solado é importante para clientes que querem saber se é branco ou preto, já se é uma distribuidora de autopeças e o mecânico buscou um amortecedor é importante possuir fotos com ângulos que o mecânico consiga comparar se é realmente a peça que ele necessita.

Além da foto possuir um vídeo demonstrativo de seu produto facilita ainda mais a visualização do produto que você está vendendo, o cliente que pesquisa muitas vezes possui dúvidas e as lojas virtuais que mais descrevem e ajudam os clientes a compreender o produto acabam tendo mais facilidade de realizar vendas.

Uma dica importante, se algum cliente chamar você ou sua equipe para tirar uma dúvida sobre um produto, pense quantos outros clientes poderiam ter a mesma dúvida. As informações de produtos estão sempre mudando e devem sempre possuir cada vez mais informações relevantes para quem é consumidor.

Marketplaces o que são e como vender neles?

Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e muitos outros marketplaces tomaram conta do mercado brasileiro. Colocar seus produtos em qualquer um deles é garantia de venda, mas você deve ficar atendo as taxas e condições que os marketplaces impõem.

Os marketplaces são exigentes, possuem taxas muitas vezes elevadas e não estão preocupados se você desistiu de vender neles. É um trabalho árduo e constante, mas sem dúvidas todo o esforço retornará em vendas.

O foco dos marketplaces é o marketing e o fluxo de acessos. Imagine que você abriu uma loja física em um shopping center, o aluguel é elevado devido ao fluxo de pessoas que passam diariamente no shopping. O shopping não está preocupado se sua loja está vendendo, apenas está preocupado em trazer o maior número de pessoas para dentro dele.

O shopping center é equiparado aos marketplaces, sua única diferença é que em vez de pagar um aluguel o marketplace irá te cobrar uma porcentagem das vendas que você realizar através dele.

Saiba como vender nos marketplaces.

Escolhendo a plataforma de vendas online correta

Agora que você entendeu o que é um ERP, como organizar sua operação física e o que são os marketplaces chegou a hora de conectar tudo isso com a principal engrenagem, a plataforma de e-commerce.

Busque uma plataforma que possua ferramentas de marketing para divulgar seus produtos, conexões com marketplaces para você expandir seus canais de vendas e principalmente possua conexão com seu ERP.

Conheça as soluções Rocky E-commerce!

Gostou do texto? Então compartilhe!